O que são os prémios Celgene

A Celgene é uma empresa farmacêutica empenhada no desenvolvimento de medicamentos inovadores destinados a prolongar e melhorar a vida de pessoas com doenças hemato-oncológicas e imuno-inflamatórias, crónicas e/ou debilitantes. Em 2017 iniciámos o projeto “Prémios Celgene de Incentivo às Iniciativas Centradas na Pessoa Doente” que tem como objetivo apoiar, através da atribuição de bolsas e/ou prémios, iniciativas centradas nas pessoas com doenças, sendo o mais importante o doente, o seu bem-estar e qualidade de vida.

Com o propósito de financiar projetos que apresentem soluções inovadoras para as necessidades não-clínicas dos doentes e/ou dos seus cuidadores, desenvolvidas por instituições portuguesas sem fins lucrativos, como associações de doentes, sociedades científicas e profissionais e outras entidades coletivas,  a iniciativa continua em 2019 como Bolsa Celgene 2019 – Centrada na Pessoa Doente, que atribuirá uma bolsa no valor de 10.000€ (dez mil euros) ao projeto vencedor. As inscrições abrem em abril e os projetos podem ser submetidos até 30 de junho.

A Celgene reconhece  o valor para a sociedade de iniciativas que contribuam para que a investigação de medicamentos e a prestação de cuidados de saúde sejam cada vez mais centradas na pessoa com doença, através do maior entendimento quanto ao ambiente social e cultural, experiência de vida, crenças, expectativas, atitude perante a doença,  incapacidade e perda de autonomia. Todas estas  dimensões  influenciam  a forma como a pessoa com doença e/ou o cuidador aceitam e aderem às estratégias de intervenção  terapêutica, utilizam os recursos disponíveis para a saúde e,  consequentemente, a qualidade de vida e resposta ao tratamento.

Esta iniciativa integra o programa internacional de responsabilidade social da Celgene Change Makers & Patient Partners. A nível internacional, o programa agrega um leque de atividades centradas na integração dos doentes no processo de tomada de decisão relacionada com a sua saúde, que foi aplicado em Portugal através da iniciativa dos Prémios Celgene.

As candidaturas aos Prémios Celgene 2017/2018 financiaram com 15.000€ (quinze mil euros) vários projetos implementados em Portugal na área da oncologia. Na Bolsa Celgene 2018, foram submetidas mais de 35 candidaturas. Veja o vídeo sobre o projeto vencedor desta última edição: